Ideias justas: Compartilhando soluções para um planeta sustentável

Conference

16-17 de junho de 2012, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil (PUC)

Trabalhando em colaboração com parceiros no Brasil e em outros países, o IIED organizou um evento para partilhar informações no dia 16 e 17 de Junho. Ideias Justas forneceu um espaço para pesquisadores e profissionais que trabalham por um mundo mais verde e mais justo, a fim de adicionar à Cúpula oficial importante conhecimento, experiência e impulso.

-
Fair ideas logo

fair ideas banner image

Lições aprendidas

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92) iniciou a busca de soluções para um planeta sustentável redefine a pegada ecológica para respeitar o meio ambiente e melhorar a vida dos pobres e marginalizados. Vinte anos depois, o mundo tem mudado. O poder econômico se deslocou, a influência das empresas cresceu e a vontade política enfraqueceu. Existe uma necessidade real de fazer um balanço do que aprendemos para avaliar como isso pode ser aplicado o mais útil possível a novos contextos.

No IIED, acreditamos que existem dois  imperativos principais:

- a necessidade de reduzir o consumo global de recursos, incluindo a maioria pobre do mundo. 

- a necessidade de reforçar a responsabilização e os organismos locais.

As soluções dos compromissos econômicos e do "ganha-ganha" para atender essas prioridades locais e globais de forma coerente são, na maioria das vezes,  concebidas através de uma política e prática eficaz a nível nacional.
 

Durante os dois dias, Ideias justas abordará quatro temas gerais :

  1. Definir soluções para um planeta sustentável  apontará maneiras práticas em que os objetivos podem funcionar para países e setores específicos.
  2. Uma urbanização que melhora a qualidade de vida identificará exemplos de boas práticas e permitirá a troca de ideias para promover mudanças mais amplas.
  3. Modelos de negócios para sustentabilidade destacará exemplos de setores variados que quebram o modelo e que podem ser reproduzidos e servir de lição.
  4. Transformação dos sistemas econômicos para as pessoas e o planeta mostrará experiências de transformação de sistemas, tanto para reduzir a pegada ecológica como para distribuir mais equitativamente os benefícios.

Programa

Ideias justas  terá uma combinação de sessões plenárias, mesas-redondas, seminários, oficinas e eventos de ‘networking’ voltados para os quatro temas-chave. Também planeámos uma presença forte da mídia, e trabalharemos com jornalistas  na área do desenvolvimento sustentável, no período que antecede o evento, e no Rio.

Ideias justas será realizado na PUC e terá lugar em vários espaços de reuniões, incluindo um auditório com capacidade para 700 pessoas, duas salas de palestras onde cabem até 150 pessoas em cada uma, e uma variedade de salas de aula com capacidade para 15 a 100 pessoas.

As sessões no auditório proporcionarão o enquadramento geral para cada um dos temas de Ideias justas e incluirão apresentações por oradores de alto nível provenientes do mundo todo.

Agradecemos pelo apoio financeiro concedido a este evento : a PUC, as organizações de liderança das sessões, e os principais doadores do IIED : Danida (Dinamarca), DFID (Reino Unido), Irish Aid e Sida (Suécia)].